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BRAZIL MINAS NEWS: QUE TAL VOCÊ SER O PROFISSIONAL QUE VOCÊ ESPERAVA?

domingo, outubro 28, 2007

QUE TAL VOCÊ SER O PROFISSIONAL QUE VOCÊ ESPERAVA?

QUE TAL VOCÊ SER O PROFISSIONAL QUE VOCÊ ESPERAVA?
A - Problema: Respostas inadequadas às demandas
B - Objetivo: Melhorar o nível de resposta
C - Público: Estudantes
Analistas de RH
Pessoas disponíveis no mercado de trabalho
A - Problema: Respostas inadequadas às demandas
Sistematicamente criamos pesquisas com o objetivo de obter suporte técnico ou massa crítica para meus futuros trabalhos. Recebemos uma parcela expressiva de respostas através de meios diferentes dos solicitados no texto das pesquisas. Analisamos com cuidado o texto, padrão, muito claro! Perguntamo-nos, por que as respostas são enviadas de maneira incorreta?
Cheguei as seguintes prováveis causas:
1) Como estávamos recebendo um favor, talvez as pessoas respondessem por gentileza, mas sem muito interesse;
2) Falta de tempo em ler um texto ou interpretá-lo, mesmo curto e simples;
3) Falta de habilidade ou conhecimento em lidar com os modernos recursos da informática;
Refletimos um pouco mais, e imaginamos, que conseqüências este fato corriqueiro poderia trazer à vida profissional das pessoas?
Deste modo surgiu este texto.
Em primeiro lugar por que as respostas inadequadas? Concluímos, que todas as causas de 1 a 3 são boas respostas. Geralmente quando fazemos um favor para alguém, somos pouco comprometidos e não nos dedicamos 110%, o que deveria ser nosso curso de ação, sempre que nos propomos a fazer algo. Ou então, é melhor nem fazer!
Hoje ninguém tem tempo. É socialmente aceito dizer: Não se tem tempo.
Não existe falta de tempo! Existe falta de planejamento e critério em estabelecer prioridades.
Assim quando estiver lendo, leia! Curta as palavras, os sentidos, as intenções! Leia com os olhos, mente e corpo! Faça inferências, raciocine, crie, procure intenções ocultas. Tente captar o foco quanto ao tema abordado. Mas antes de tudo compreenda o que o autor quis dizer de modo geral.
Pode ser um livro, um texto didático, um relatório profissional ou uma receita de bolo. Leia, entenda e interprete. Você não tem noção de como a sua comunicação vai melhorar!
Lei sempre! No banheiro, ônibus, na fila do banco, em uma sala de espera, no carro, “na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapé!” Aproveite seus minutos, tenha sempre consigo um livro. Lance mão dele sempre que possível. Quando acabar, comece outro.
Tenha uma meta. Doze livros por ano. Vá aumentando sua meta sempre que ela for atingida. Enfim supere-se todos os anos.
A informática, Internet e cia. ltda. fazem parte de nosso dia, de nosso trabalho. Não temos como deixar de utilizá-las. Devemos usar e abusar delas e também nos aprimorarmos sempre nestas áreas. Que tal o compromisso de aprender uma inovação por dia, será gratificante!
Seu trabalho, seu tempo, sua eficiência, seu chefe e sua família agradecerão!
B- Objetivo: Melhorar o nível de resposta
Melhorando do nível resposta você fará uma verdadeira revolução profissional. Trabalhará a sua comunicação, atuação em equipe, compreensão, calma para escutar as pessoas – com os dois ouvidos - sem ficar preparando a resposta, analisará os possíveis argumentos que poderá utilizar para convencer o seu interlocutor e debaterá idéias sem confrontar as posições pessoais daquele com quem conversa. Se estas metas forem alcançadas, teremos um profissional invejável, capaz de obter os resultados traçados.
Bom, mas não se esqueça que você tem que ser bom tecnicamente. Técnica, sem competência interpessoal não nos faz profissionais completos.
C- Público: Estudantes, Analistas de RH, Pessoas disponíveis no mercado de trabalho
Vocês perceberam as palavras grifadas acima?
Comprometidos, dedicado, planejamento, estabelecer prioridades, raciocine, crie, foco, compreenda, comunicador, estabeleça metas, supere-se, aprenda, inove e eficiência.
Quem não gostaria de ter estas competências? Qual gestor não procura esse tipo de profissional? Qual o empreendedor não precisa delas? Percebeu a revolução que você precisa empreender? Simples assim: leia com atenção. O resto será conseqüência!
“Nada como uma auto-avaliação sem medos” (Ana Maria Leandro – Consultora de RH)
Autor: Carlos Fonseca Administrador – Diretor da Vetorial Consultoria – Especialista em Recursos Humanos. cfonseca@taskmail.com.br – 31 9635-133 – Belo Horizonte - MG
Co-autoras: Roseli Soriano Graduanda em Psicologia, Coach e Silvânia Santos Pedagoga
especializada em Gestão de Pessoas. 9.9.07